Cansaço, acima de tudo a queixa é de cansaço.

Read more

Janeiro é sempre um mês um pouco complicado. Gastou-se o dinheiro nos natais e nas festas.

Read more

É quase Natal e os testes Covid esgotaram em todas as farmácias, supermercados e afins. A minha farmácia deixou de atender o telefone porque não pára de tocar a todo o momento, com pessoas a tentar marcar testes Covid. Todos querem testes. Para os jogos de futebol ou para a festa de Natal da família, o teste impõe-se, para uns por obrigação para poderem ir aqui ou ali, para outros por segurança para poderem estar juntos com os entes queridos. 

Read more

Quando ficamos doentes ficamos infelizes. Concentramo-nos na doença e no mal-estar que sentimos. Só queremos que passe, que melhore, que se vá embora e que fiquemos outra vez bons e “normais”. Para que isso aconteça, temos tendência para nos isolarmos, deprimirmos, esperar que passe. E é aí que entram os outros. 

Read more

Um dia reparei que um dos cafés do meu bairro estava diferente. Quase igual, mas diferente. Tinha umas coisas diferentes na vitrine, uns menus manhosos com umas fotografias de comida chinesa. Os donos agora eram uma família de chineses. Ou melhor, alugaram o café. Deixaram-no exactamente como estava e vendiam as mesmas coisas. Os cafezinhos, os croissants de padaria, os copos de vinho, os bolos de arroz, as minis e os rissóis. E por isso continuavam a servir os habitués do bairro. 

Read more

As memórias fazem parte de nós e constituem-nos. É porque elas existem em nós que somos como somos. Memórias de infância moldam-nos a educação, memórias de traumas ou frustrações moldam-nos estratégias, memórias de pessoas moldam-nos emoções. Sem elas não seríamos o que somos nem poderíamos viver em sociedade. 

Read more

Temos um problema com as cores. A Humanidade tem um problema com as cores, aliás. É um facto. Usamos as cores para tudo e um par de botas e usamo-las mesmo para coisas que não têm nada a ver com nada. Não têm lógica, pura e simplesmente. 

Read more

Tudo na nossa vida tem de ter uma razão. Ensinaram-nos assim. Escolho este curso porque me dá mais saída profissional, vou morar para aquele bairro porque é perto de tudo ou porque tenho lá amigos, compro o carro x porque tem espaço e potência, vou àquele restaurante porque tem o melhor cozido à portuguesa. “Porque”, é a palavra que nos rege as escolhas. 

Read more

O que quer dizer Fitoterapia? Segundo o dicionário da Porto Editora, a palavra vem do grego e decompõe-se da seguinte maneira:

therapeia = tratamento e phyton = vegetal. São portanto terapias à base de plantas. 

Read more

Sou um pessimista por natureza. Sempre fui. Há sempre coisas que nos chateiam. No meu caso e ultimamente, vão desde a minha associação profissional que não se comporta como profissional até à estupidez dos comportamentos que vejo em certas pessoas na rua, ou de defesas de coisas indefensáveis por amigos meus. Passando, claro está, pelo estado do mundo, os seus governantes, as misérias evitáveis, o que poderia ser e não é. 

Read more