O que faz com uma pessoa tenha um AVC? Pois, já sabemos das coisas todas que podem dar nisso: comer em demasia gorduras, açúcares, vidinha sem se mexer, stress, beber álcool, beber refrigerantes, beber café, fumar, enervar-se com o chefe lá do trabalho ou os condutores a caminho de seja onde for, ter tensão arterial elevada, etc, etc… Mas também há pessoas que têm tanto cuidado com tudo isto que até enjoa. E têm AVC’s na mesma… 

Read more

Pensei: E se me desaparecessem todos os escritos que escrevi até hoje? Tudo o que escrevi. Pensamentos, ideias, organizações, recados, coisas a fazer, listas de compras…Mas também cartas, poemas, textos poéticos, textos maiores e mais pequenos, cartas de amor, emails, mensagens, memórias…

Read more
Outra vez a fumar

Deixei de fumar há tantos anos que já nem me lembro há quantos. Hoje sonhei que fumava. Ou melhor, que não era fumador mas que fumava um cigarrito ou outro. E depois já fumava que nem um cavalo mas não era fumador, dizia eu. 

Read more
Flauta de amolador

Hoje de manhã acordei ao som de um amolador que passava na rua. Notei qualquer coisa de estranho naquela melodia de flauta de Pan de plástico que eles usam. Ainda levei um pouco de tempo a perceber o que me estava a estranhar, depois percebi de repente. 

Read more

Lembro-me quando era mágico. Podia levitar e viajar assim no ar, nos meus sonhos.

Normalmente sentava-me no chão sobre as pernas, deixava-me sentir como que uma corrente agradável logo assim por debaixo da pele e, depois, nem sequer pensava que queria ir para ali ou acolá. Ia, simplesmente. Era uma coisa mágica. Podia controlar a velocidade, as direcções…

Read more

Há uma história de amor que vem sido escrita nas paredes de Lisboa. Podem ler-se nas frases escritas nas paredes da cidade todo o desenrolar da história nas suas várias fases. 

Read more

Cansaço, acima de tudo a queixa é de cansaço.

Read more

Quando ficamos doentes ficamos infelizes. Concentramo-nos na doença e no mal-estar que sentimos. Só queremos que passe, que melhore, que se vá embora e que fiquemos outra vez bons e “normais”. Para que isso aconteça, temos tendência para nos isolarmos, deprimirmos, esperar que passe. E é aí que entram os outros. 

Read more

Um dia reparei que um dos cafés do meu bairro estava diferente. Quase igual, mas diferente. Tinha umas coisas diferentes na vitrine, uns menus manhosos com umas fotografias de comida chinesa. Os donos agora eram uma família de chineses. Ou melhor, alugaram o café. Deixaram-no exactamente como estava e vendiam as mesmas coisas. Os cafezinhos, os croissants de padaria, os copos de vinho, os bolos de arroz, as minis e os rissóis. E por isso continuavam a servir os habitués do bairro. 

Read more

As memórias fazem parte de nós e constituem-nos. É porque elas existem em nós que somos como somos. Memórias de infância moldam-nos a educação, memórias de traumas ou frustrações moldam-nos estratégias, memórias de pessoas moldam-nos emoções. Sem elas não seríamos o que somos nem poderíamos viver em sociedade. 

Read more